IMG SEG-10.jpg

Engenharia de Segurança

Carga horária:  620 horas

Certificação:  Pós-Graduação Lato Sensu Engenharia de Segurança

Calendário: aulas aos sábados, das 8H30 às 17H10 - Início ABRIL/2019

 

OBJETIVO

Oferecer ao pós-graduando, de uma maneira geral, o domínio e conhecimento básico das disciplinas estabelecidas como obrigatórias pelo conselho que rege a engenharia de segurança no Brasil, além de agregar habilidades trazidas por disciplinas complementares que auxiliam na compreensão dos aspectos mais variados da gestão da área de EHS numa empresa. Desenvolver competências para que os profissionais atuem preventivamente na manutenção da integridade física e saúde dos trabalhadores e preservação do meio ambiente, integrando as dimensões socioambientais e legais, gerenciando de maneira adequada as questões de segurança e saúde ocupacional. Habilitar profissionais para agirem numa abordagem sistêmica, através do domínio de conhecimentos interdisciplinares, capacitando-os a implantar programas de planejamento e gestão da segurança, saúde, meio ambiente, através de uma percepção global e integrada do processo industrial e sua relação com a atuação do trabalhador.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em engenharia, preferencialmente aqueles diretamente interessados na busca de soluções, através de análise dos problemas relacionados com a segurança do trabalho, visando à gestão da área de meio ambiente, saúde e segurança nas empresas. Nota: Por exigência e determinação do CREA, os candidatos ao curso devem ser portadores de diploma de nível superior em engenharia, expedido por instituição autorizada e credenciada pelo MEC.

 

CORPO DOCENTE

Composto por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas com reconhecido e profundo grau de conhecimento prático em sua área específica (notório saber). Profissionais da indústria, empresas de tecnologia, autarquias governamentais na área tecnológica, consultores, profissionais especialistas ligados às ONGs.

 

MATRIZ CURRICULAR

Higiene do Trabalho

O Ambiente e as Doenças do Trabalho

Ergonomia

Proteção do Meio Ambiente

Gerenciamento e Análise de Riscos

Metodologia Científica, Pesquisa e Monografia

Gestão Integrada, Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança

Legislação, Perícia e Normas Técnicas

Proteção Contra Incêndio e Explosões

Psicologia, Treinamento e Comunicação de Segurança

Introdução Engenharia de Segurança do Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Visitas Técnicas e atividades complementares