Engenharia Química
Duração: 5 anos
Carga horária: 3.825 horas
Grau Acadêmico: Engenheiro Químico
Autorizado MEC: Portaria SERES nº 1157de 25/08/2010, publicada D.O. U em 27/08/2010
Coordenador: Profa. Dra. Hellen Cristiane Maciel Cunha, Bacharel em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - FAENQUIL (1996), Mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - FAENQUIL (1999) e Doutora em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena - USP. Acesse o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6007374440695634
APRESENTAÇÃO
A Engenharia Química foi e sempre será de grande ajuda para o homem nesta busca por novos horizontes. O desenvolvimento de novas técnicas propiciará oportunidades para se revisar processos antes considerados inviáveis. Na medida em que se pode ampliar econômica e tecnicamente o intervalo das variáveis de processo, tecnologias inovadoras podem substituir processos convencionais com maior economia e produtividade e, o mais importante, com menor poluição.
O engenheiro químico apto e capaz de projetar, instalar e operar unidades industriais de transformação de materiais quanto à natureza química. É sempre um profissional prático (engenheiro de execução), que aplica os princípios científicos e de engenharia com um razoável intervalo de segurança, visando sempre a associar a economia e a qualidade ou qualidade e economia às atividades de seu campo de trabalho. Porém, o curso que forma este tipo de profissional, não deve se descuidar de fornecer um bom embasamento teórico porque deve levar em consideração também formação do engenheiro de concepção ou mesmo cientista, ou seja, aquele profissional com embasamento teórico refinado, com coeficientes de segurança mais estreitos quanto à aplicação dos princípios científicos para atuar nas áreas da pesquisa de processos e desenvolvimento de novas tecnologias da área, cuja atividade será predominantemente intelectual e multiforme e não de caráter rotineiro.
ÁREA DE ATUAÇÃO
As áreas de atuação são muitas, o Engenheiro Químico tem como opções de campos de trabalho as seguintes indústrias:
Além disso, o Engenheiro Químico atua em institutos de pesquisas, órgãos governamentais, laboratórios e em áreas como: automação, administração, consultoria, docência, engenharia de processos, engenharia de produto e qualidade, engenharia de segurança, gestão de projeto, gestão financeira e tecnológica, vendas e mercado, entre outros.
Infraestrutura disponível para o curso
Para o curso de Engenharia Química, a FARO disponibiliza os seguintes laboratórios
A FARO, além da biblioteca “Professor José Luiz Pasin”, um ambiente em destaque por sua ampla instalação confortável e ergonomicamente planejada, que proporciona um local agradável ao aluno, composta por um amplo acervo e computadores com acesso à internet, ainda possui em suas áreas uma Reserva da Mata Atlântica (Posto Avançado de Roseira) reconhecida pela Unesco, que além de ser um precioso patrimônio da humanidade, oferece ao aluno a oportunidade de aprofundar seu aprendizado em um laboratório natural de espécimes
Disciplinas
1º Semestre
3º Semestre
5º Semestre
7º Semestre
9º Semestre
Eletivas
2º Semestre
4º Semestre
6º Semestre
8º Semestre
10º Semestre