IMG G IND-11.jpg

MBA em Gestão Industrial

Carga horária:  420 horas

Certificação:  Pós-Graduação MBA em Gestão Industrial

Calendário: aulas aos sábados, das 8H30 às 17H10 - Início ABRIL/2019

 

OBJETIVO

O principal objetivo do curso é oferecer ao pós-graduando o conhecimento, discutir experiências práticas vividas pelos professores, bem como os métodos e estratégias “estado da arte”, na gestão da indústria, projetando caminhos futuros a trilhar para se atingir melhores resultados nas empresas. Lidar com técnicas bem difundidas e conhecidas através de siglas, tais como JIT, TGM, TPM, DRP, SGQ, OPT / TOC, ABC / ABM, MRP, ERP, CRM, e-BUSINESS, B2B, entre outras, embora importante e imprescindível, não é o suficiente para garantia de um resultado diferenciado no mercado. Entretanto, entre os objetivos do curso, aplica-se o ensinamento e a discussão profunda do significado das mesmas e, principalmente, quando e como devem ser aplicadas.

Apresentar ao pós-graduando maneiras de lidar com problemas ligados à produtividade e à qualidade, encontrados comumente no ambiente das empresas, melhorar sua capacidade de se adequar e utilizar, em ambientes de produção distinta, as técnicas estudadas considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos visando ao aumento da lucratividade e competitividade da sua corporação. Destacar a utilidade e a aplicabilidade de cada técnica, para sistemas específicos de produção, pois sabe-se que há variação de fatores como, por exemplo, a natureza da demanda a ser atendida pela área produtiva, prazos envolvidos em cada segmento industrial, bem como diferenças relevantes na tecnologia e no “design” do produto, processo de fabricação, nível de capacitação do pessoal, cultura interna e o porte de cada organização.

 

PÚBLICO-ALVO

O curso de MBA em Gestão Industrial é destinado a diretores, gerentes, supervisores e todos os profissionais envolvidos na gestão de indústrias. Destina-se, com maior interesse, àqueles direta ou indiretamente envolvidos com processos produtivos, desenvolvimento de planos estratégicos, implantação de novas tecnologias, gestão de sistemas integrados de qualidade, engenharia do produto e da produção, planejamento financeiro e gestão de custos, gestão da cadeia de suprimento e logística, gerenciamento da área de recursos humanos, tecnologia da informação voltada ao processo produtivo e gerenciamento geral da indústria.

 

CORPO DOCENTE

Composto por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas com reconhecido e profundo grau de conhecimento prático em sua área específica (notório saber). Profissionais da indústria, empresas de tecnologia, autarquias governamentais na área tecnológica, consultores, profissionais especialistas ligados às ONGs.

 

MATRIZ CURRICULAR

Administração Geral da Indústria: o papel estratégico do diretor

Planejamento e Controle da Produção e do Processo

Desenvolvimento e implantação de Projetos – estratégia de investimentos

Produção Integrada e a Cadeia de Suprimentos

Técnicas de Gestão da Capacidade e do Fluxo de Produção  

Logística na Indústria e a Cadeia de Suprimentos

Técnicas de Gestão de Suprimentos e Cadeia Materiais  

Gestão da Engenharia de Manutenção, Serviços Técnicos e Utilidades Industriais

Planejamento Financeiro Estratégico e Gestão e Custos

Gestão do Desenvolvimento de Produtos

Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Higiene, H&S

Planejamento Estratégico Empresarial

Gestão dos Recursos Humanos

Ética Empresarial e Cidadania – o papel sustentável da indústria

Inovação e Empreendedorismo

Metodologia cientifica

Projeto de Conclusão de Curso – elaboração e apresentação

Visitas Técnicas / Experiência de Campo