IMG MBA SUS-07.jpg

MBA em Sustentabilidade Sócio Ambiental

Carga horária:  424 horas

Certificação:  Pós-Graduação MBA em Sustentabilidade Socioambiental

Calendário: aulas aos sábados, das 8H30 às 17H10 - Início ABRIL/2019

 

OBJETIVO

Levar ao pós-graduando o conhecimento de como desenvolver competências e habilidades para exercitar o comportamento e a atitude visando à sua capacitação na compreensão da complexidade do universo, suas limitações, cenário de interação com a disponibilidade atual e a demanda futura dos recursos naturais. Analisar o cenário de interação existente entre a natureza, a sociedade e as organizações criadas por esta, discutindo formas e métodos de gestão da inter-relação entre esses atores, de forma a minimizar, ao máximo, os impactos causados pela intervenção humana nas relações socioambientais e as consequências advindas dessa realidade. Estudar e analisar os aspectos de degradação dos recursos naturais, através de modernas ferramentas de gerenciamento, bem como análise do potencial alcançado pelas soluções evidentes e possibilidades futuras aplicáveis.

Traçar um planejamento geral da composição do cenário socioambiental em que cada tipo de organização se enquadra, oferecendo alternativas específicas a cada caso, quanto ao comportamento adequado, no que diz respeito às operações internas e seus efeitos sobre os recursos naturais, energéticos, entre outros.

Compilar as principais atividades e prováveis envolvimentos, em todas as esferas de poder, quanto aos aspectos legais e possíveis penalizações em caso de comportamento socioambiental inadequado. Capacitar o pós-graduando, dentro de uma atuação sistêmica, fundamentada nas legislações pertinentes, a estabelecer métodos de gestão da inter-relação do meio físico, dos recursos naturais e das atividades econômicas envolvidas; quer seja pela aplicação de ferramentas específicas que tratam o ambiente nesse nível de análise, de maneira multidisciplinar e abrangente ou então, por ações políticas, envolvendo e mobilizando a sociedade e seus atores na busca do ponto de equilíbrio possível e aceitável à sustentabilidade socioambiental

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da indústria, empresas de tecnologia, autarquias governamentais na área tecnológica, consultores e profissionais especialistas ligados às ONGs.

 

CORPO DOCENTE

Composto por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas com reconhecido e profundo grau de conhecimento prático em sua área específica (notório saber). Profissionais da indústria, empresas de tecnologia, autarquias governamentais na área tecnológica, consultores, profissionais especialistas ligados às ONGs.

 

MATRIZ CURRICULAR

Metodologia Científica

Relações Interculturais na Sociedade Moderna

A Geografia Contemporânea

O Urbanismo como ferramenta sustentável

Princípios de Direito e Legislação Ambiental aplicados na sustentabilidade

O Turismo, a natureza e a sustentabilidade

Economia do Meio Ambiente Sustentável

Mudanças climáticas e suas interfaces com o meio ambiente

Inventário de Gases de Efeito Estufa – GEE

Sistema de Gestão Ambiental no Município e na Indústria

Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas

Gestão Hídrica e Uso do Solo

A ética e a responsabilidade social como ferramentas de sustentabilidade

Meio Ambiente, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Cidadania

Projetos de Gestão e Controle da Poluição

Gestão Pública – política e sustentabilidade

Gestão de Pessoas

Projeto de Conclusão de Curso – elaboração e apresentação

Visitas técnicas e atividades complementares