Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)

Como Funciona

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Faro - Mulher

Compartilhe com um amigo

Quais são os requisitos necessários?

Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010.

Ter obtido média no ENEM igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até no máximo três salários mínimos.

Não possuir financiamento FIES ativo.

Confira o passo a passo

Como participar do FIES

1

Inscreva-se

Clique aqui entre os dias 09 a 12 de agosto, para participar do Processo Seletivo FIES 2º/2022.

2

Fique de olho

Acompanhe o resultado do processo seletivo de aprovação da chamada única que ficará disponível dia 16 de agosto, tudo pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

3

Complementação de inscrição

Se tiver sido pré-selecionado na chamada única do FIES, é só complementar sua inscrição no Portal Único entre os dias 17 a 19 de agosto.

4

Convocação Lista de Espera

Não foi pré-selecionado na chamada única? Então você já está na lista de espera. Acompanhe o site entre os dias 22 de agosto a 22 de setembro.

Confira informações do

Edital do FIES

Como Participar

Após realizar a inscrição no FIES e identificar que foi pré-selecionado nas datas mencionadas no cronograma, siga os passos abaixo, conforme seu perfil.

A entrega da documentação deverá ser realizada por encaminhamento virtual/eletrônico, por protocolo, através do Ulife.

Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados, ilegíveis ou recortados. Na falta de qualquer documento, o processo não será aceito.

Para você que já é nosso aluno:

Acesse o Ulife, e através do protocolo “FIES-Análise dos Documentos para Contratação-Aluno Matriculado”, anexe as cópias das documentações especificadas no Checklist;

Acompanhe o retorno do protocolo e, se tudo certo, compareça na Instituição conforme orientação no protocolo para retirar a DRI (Documento de regularidade de inscrição), para que a contratação seja finalizada junto ao banco.

Após finalizar a contratação junto ao banco, acesse o Ulife, e anexe a cópia de todas as páginas do contrato assinado, através do protocolo FIES-Entrega da cópia do contrato.

Para você que ainda não é matriculado em nossa IES

Clique aqui e preencha todos os dados para inscrição própria da instituição e aguarde o prazo de 24 horas;

Acesse o Ulife com o seu CPF e data de Nascimento > Menu > Serviços > Solicitações Online > abra o protocolo “FIES-Análise dos Documentos para Contratação-Aluno Não Matriculado” e anexe as cópias das documentações especificadas no Checklist;

Acompanhe o retorno do protocolo e, se tudo certo, compareça na Instituição conforme orientação no protocolo para retirar a DRI (Documento de regularidade de inscrição), para que a contratação seja finalizada junto ao banco.

Após finalizar a contratação junto ao banco, acesse o Ulife, e anexe a cópia de todas as páginas do contrato assinado, através do protocolo FIES-Entrega da cópia do contrato.

Prorrogação de inscrição
Se sua matrícula for incompatível com o período letivo da IES, o que pode resultar em sua reprovação por faltas, a conclusão de sua inscrição poderá ser prorrogada para o semestre ou ano seguinte, para isso, siga os seguintes passos:

– Clique aqui e preencha todos os dados para inscrição própria da instituição e aguarde o prazo de 24 horas;
– Acesse o Ulife > Menu > Serviços > Solicitações Online > abra o protocolo “FIES – Prorrogação da inscrição” > anexe seu comprovante de inscrição e informe o semestre que deseja prorrogar.
– ATENÇÃO! Após esse procedimento, acompanhe no site do FIES a disponibilização do cronograma para complementação de inscrição do próximo semestre escolhido.

Documentação

• Para você que foi pré-selecionado, clique aqui e veja as documentações necessárias para apresentação à CPSA.

• Para conferir o Edital e obter mais informações, clique aqui.

Transfira-se

também com FIES

A Transferência é disponibilizada apenas para o estudante que ainda não realizou o Aditamento de Renovação do semestre em questão. Antes de solicitar Transferência é necessário ter ocorrido o devido aditamento de renovação ou suspensão do semestre anterior, caso o semestre em questão não tenha sido o semestre de contratação.

FIES Legado

- Contratações firmadas até 2º.2017; - Juros anuais de 6,5% ao ano; - Juros trimestrais de até R$150,00; - Financiamento até 100%; - Prazo de carência de 18 (dezoito) meses; - Percentual não financiado, pago diretamente para a IES; - Agente Operador - FNDE; - Agentes bancários - Caixa ou Banco do Brasil.

Novo FIES

- Contratações firmadas a partir de 1º.2018; - Juros zero; - Escala de financiamento que varia conforme a renda familiar; - Início do pagamento no mês seguinte à conclusão do curso, com prestações respeitando o seu limite de renda; - Percentual não financiado após assinatura do contrato, pago diretamente para a Caixa Econômica (Coparticipação); - Agente Operador - Caixa Econômica; - Agente bancário - Caixa Econômica.