ProUni

Bolsas de até 100% para os melhores colocados no ENEM

Como Funciona

O ProUni, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Faro - Mulher

Compartilhe com um amigo

Quais são os requisitos necessários?

Poderá se inscrever aos processos seletivos do ProUni somente o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Cursar o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Confira o passo a passo

Como participar do FIES

1

Escolha seu curso

Confira a oferta, e o nome dos cursos e unidades que você encontrará na ficha de inscrição do PROUNI. Os dados estão exatamente iguais nesta tabela.

2

Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Acesse aqui o Portal do Prouni no MEC, entre os dias 01 de agosto até 05 de agosto de 2022, siga os passos e informe os dados que você levantou no passo anterior.

3

Acompanhe seu processo

Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

Confira informações do

ProUni

Transfira-se

também com ProUni



Saiba mais sobre o processo de transferência externa

A Portaria Normativa N° 19, de 20 de novembro de 2008 do MEC, estabelece que o processo de transferências para bolsistas ProUni e de critério de cada instituição de ensino. A Faculdade de Roseira já encontra dentro do limite exigido pelo MEC, dessa forma não aceitaremos transferência externas de bolsas para o primeiro semestre de 2021.

Manual do Bolsista (acesse aqui) Transferência.

O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.

Para que a transferência seja efetivada é necessário que:

As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.
O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.

Transferência Externa

Informamos que a Faculdade de Roseira está aceitando transferência externa de aluno bolsista do Prouni (integral ou parcial), pois já estamos com a quantidade de alunos suficientes de acordo com a regra do MEC. A Instituição tem o direito de aceitar ou não conforme o Manual do Bolsista.

Transferência Interna

Você não pode ter concluído mais de 75% do curso que está solicitando a bolsa. E, fique de olho, a permissão ocorre somente para transferência de curso para área afim de acordo com a Tabela Capes.